Confira as mudanças do ENEM 2017

 O Ministro da Educação, Mendonça Filho, e a presidente do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), Maria Inês Fini, anunciaram no mês passado várias mudanças que serão válidas a partir deste ano ao Exame Nacional do Ensino Médio.

O ENEM 2017 será nos dias 5 e 12 de novembro, ou seja, será aplicado em dois domingos seguidos  em razão dos sabatistas que tinham de esperar até as 19h do sábado para iniciar a prova. Além disso, também houve alterações na ordem das provas: no primeiro domingo, dia 5, serão aplicadas as provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação, com 5h30 de duração. Já no segundo domingo, dia 12, terão 4h30 de duração as provas de Matemática e Ciências da Natureza.

Outras mudanças:

-O exame não servirá mais para certificar o ensino médio, função que voltará a ser do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja);

– Os cadernos de prova passarão a ser personalizados, com nome e número de inscrição escritos na capa, juntamente com os cartões de resposta encartados na prova, mas manterão o formato em quatro cadernos de cores diferentes;

– As inscrições para o Enem 2017 estarão abertas entre 8 e 19 de maio; O resultado individual da prova será publicado em 19 de janeiro.